Compliance: saiba mais sobre este método de combate à corrupção em empresas
Você já ouviu falar sobre o compliance? Sabe como este método contribui para o combate à corrupção em empresas? O empreendedor, Vicente Conte Neto entende que essa ferramenta é fundamental para os negócios. Isso porque, ela é responsável por garantir que uma corporação esteja em conformidade com a lei, prevenindo qualquer ação ilícita que possa prejudicá-la. Quer descobrir mais sobre o tema? Então, continue a leitura deste artigo!
A reputação de uma empresa é um dos fatores essenciais para o seu sucesso, não é mesmo? Não é incomum observar notícias de negócios que perderam seus clientes devido a ações negativas. Por esse motivo, é importante garantir uma imagem positiva, prevenindo qualquer tipo de atitude que possa causar uma percepção desagradável no público. Para contribuir nessa tarefa, o compliance se torna fundamental.
Mas o que é o compliance?
Compliance é um termo derivado do inglês “to comply”, e basicamente, significa estar em conformidade com algo. No Brasil, esse conceito foi fortemente incluído no contexto empresarial, a fim de garantir que os empreendimentos estivessem de acordo com as leis e normas vigentes. Através disso, é possível assegurar que o negócio funcione não somente seguindo as regras externas, como também, os regulamentos internos. O empresário, Vicente Conte Neto, comenta que é importante ter essa garantia.
Como funciona?
Para incluir o compliance em uma organização é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados. Isso porque, é necessário criar um programa que tenha como objetivo analisar os procedimentos de uma empresa, de modo a detectar se ela está de acordo com as legislações relacionadas a sua atividade. Além disso, é importante garantir uma cultura organizacional que seja pautada na transparência e ética.
Qual a importância do compliance?
Nesse sentido, saiba que o compliance é fundamental para qualquer tipo de negócio. Pelo fato de assegurar que uma empresa siga as normas internas e externas relacionadas ao seu campo de atuação, este método proporciona maior clareza nas atividades, além de prevenir casos ilícitos que possam prejudicar a organização no futuro. Para Vicente Conte Neto — que atua no combate à corrupção — ter uma ferramenta que auxilie nesse aspecto é importante.
Como o compliance contribui para o combate à corrupção?
Um ponto que merece atenção é com relação a contribuição que o compliance possui para o combate à corrupção. Como citado anteriormente, este método proporciona um ambiente empresarial mais ético e justo. Dessa forma, é possível prevenir ações ilícitas tanto na administração do negócio, quanto nas atividades realizadas pelos colaboradores. Além disso, essa é uma maneira de regularizar todos os procedimentos de acordo com as normas vigentes.
Quais as vantagens deste método?
Por fim, é interessante ressaltar que para além das contribuições comentadas, este método também proporciona outras vantagens para uma empresa, como a possibilidade de assegurar a integridade nos procedimentos; a boa reputação no mercado; a prevenção de processos judiciais e a maior motivação dos colaboradores. Conforme pontua o especialista em mercado financeiro, Vicente Conte Neto, é importante assegurar esses pontos em um negócio.