Noticias

Greve do Metrô chega ao 20º dia sem previsão de acabar, com trens superlotados e estações abertas somente em horários de pico

A greve dos metroviários do Recife chegou ao 20º dia nesta terça-feira (22), sem previsão de acabar e com os trens circulando apenas em horários de pico, das 5h30 e 8h30 e das 17h às 20h. Por mais um dia, passageiros enfrentam superlotação nos trens, mesmo com 100% da frota funcionando.

Na segunda-feira (21), parlamentares fizeram uma vistoria no sistema, em busca de soluções para o metrô. Eles visitaram estações, andaram de trem e, em entrevistas, evitaram falar sobre a possível privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A greve foi iniciada em 2 agosto, e, desde sexta (18), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) informou que, no horário de pico, mantém 100% da frota em operação, atendente a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). No restante do dia, todas as 36 estações permanecem fechadas.

No Terminal Integrado de Joana Bezerra, no Centro do Recife, um dos principais da Região Metropolitana, passageiros sofreram com a superlotação dos vagões e a demora entre a chegada de um trem e outro.

Os passageiros que utilizam o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) lidam com o mesmo problema, já que o sistema a diesel também só funciona nos horários de pico. Na estação do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, apenas um trem estava operando na manhã desta terça.

Para reduzir os transtornos para os passageiros do Metrô do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte criou três linhas especiais de ônibus e outras 18 linhas receberam reforço na frota.

Entenda o impasse
Os metroviários aguardam uma decisão do governo federal, responsável pela CBTU, sobre as reivindicações da categoria, que são:

  • Reajuste de 7% no piso salarial, que atualmente é de R$ 1.954,04;
  • Retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND), do governo federal;
  • Garantia de estabilidade e realocação dos funcionários, em caso de privatização;
  • Reestruturação do metrô. Entre os parlamentares, estavam o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Túlio Gadelha (Rede).Na segunda-feira (21), uma comitiva formada por parlamentares e outras autoridades fez uma vistoria no Metrô do Recife para encontrar soluções para a crise na infraestrutura do sistema. Eles visitaram estações, andaram de trem e, em entrevistas, evitaram falar sobre a privatização da CBTU.

     

 

 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *