Politica

Cacau de Paula assume Secretaria de Cultura de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSDB) empossou, na tarde de ontem (18), Cacau de Paula (PSD) como secretária de Cultura de Pernambuco. A nova comandante da pasta é filha do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, presidente estadual do PSD, e carrega consigo a consolidação do embarque do partido na base governista.

As fortes ligações e a influência do PSD de André com o presidente Lula (PT) poderão servir como ponte para a aproximação entre Pernambuco e a União, tendo em vista que o Partido dos Trabalhadores oficializou, no último mês, oposição à gestão Raquel Lyra. O PSDB, em resposta, por meio do presidente nacional da sigla, o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, afirmou que “não faria parte, em nenhuma instância, do governo Lula”.

Nos bastidores, não há consenso sobre a questão, mas há uma ala do PT acredita que a chegada de Cacau de Paula ao Executivo estadual não desconfigura a atual conjectura entre os Poderes. “Parece ser uma mudança meramente fisiológica. O PSD trocou apenas o cargo que ocupa por outro aparentemente mais imponente. Não muda nada no campo nacional. Raquel continua com a direita e fazendo oposição a Lula, mas pode ser, que de fato, complique mais a vida do prefeito João Campos (PSB)”, afirmou um membro do alto escalão do PT, em reserva.

Embarcando no governo, a nova secretária estadual de Cultura concedeu uma entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco. Sobre as articulações, afirmou: “O PSD entra para somar e contribuir com o governo do estado, visando participar desse momento importante para Pernambuco nos primeiros meses de uma nova gestão. Eu, enquanto mulher e política, me sinto motivada em fazer parte da primeira gestão estadual comandada por duas mulheres”.

Em relação às expectativas à frente da pasta, Cacau disse que o momento é de analisar o cenário da cultura em todo o estado para, a partir de um diagnóstico, começar a executar os primeiros passos enquanto gestora. “Até ontem [quinta-feira, 17] estava como secretária de Turismo e Lazer do Recife, onde desempenhei o meu papel até o último minuto. A partir de agora vou me debruçar, estudar e, principalmente, escutar o setor para traçar metas para a área. Já posso adiantar que a governadora Raquel Lyra é uma entusiasta do segmento”, pontuou.

Cacau aproveitou para fazer um balanço de sua atuação à frente da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. “Mapeamos e trabalhamos todo o mercado, como as ações voltadas para os agentes e operadores de turismo. Parte da equipe está voltando do ‘RoadShow Recife é pra ficar’, um trabalho em parceria com o Recife CVB, a ABIH e a Empetur, com participação de representantes de todo o trade turístico. Construímos o ‘Plano de Turismo Criativo 2022-2024’, aumentamos os números de visitas guiadas na nossa cidade. […] No lazer, criamos um calendário robusto de atividades, com destaque para os Viva Guararapes, Viva Recife nos Bairros, Lazer no Segundo Jardim e Pracinha Cultural, além da Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife”, comentou.

Como primeiro gesto, a governadora Raquel Lyra defendeu o perfil técnico de Cacau de Paula, reforçando que a pasta é um ponto chave para o desenvolvimento econômico do estado. “Estamos trazendo para o governo a força de trabalho de uma jovem que tem mostrado sua capacidade de entrega. Cacau tem sua pauta voltada ao turismo e à cultura. Essas duas áreas já têm um potencial enorme pela força das nossas tradições, que precisam ser exploradas, garantindo a salvaguarda do nosso patrimônio, o fortalecimento da economia criativa e o estado como destino cultural e turístico”,

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Politica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *