Haroldo Dalazoana Afonso Durães
Haroldo Dalazoana Afonso Durães
Noticias

Herança de família: o futuro das empresas familiares com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães

O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita que um assunto que deve ser mais debatido na atualidade é o futuro das empresas familiares. Afinal, quem não conhece aquela empresa ou pequeno negócio que existe pela base dos trabalhos e esforços de uma determinada família, não é mesmo? Esse tipo de empresa pode estar distribuída por todo o seu bairro, ainda que você não saiba.

 

O fato é que, com o passar dos anos, é preciso que as pessoas da próxima geração assumam suas funções de gestão dentro do negócio da família. Tal qual a linha de sucessão do trono dentro de um reinado. Acontece que esse processo é muito menos glamouroso e pode ser um momento muito delicado para as empresas. Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, continue a leitura desse artigo para descobrir!

 

Sobre as empresas familiares

 

Sendo uma das formas de organização empresarial mais comuns e frequentes no mundo todo, as empresas familiares são aquelas onde os negócios são realizados e geridos entre membros de uma mesma família. Nesse sentido, de acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, uma empresa familiar pode ser uma padaria, loja de roupas, oficina mecânica, salão de beleza e até mesmo um restaurante.  

 

Portanto, para que uma empresa seja considerada do tipo familiar, basta que figuras familiares estejam direcionando o funcionamento da empresa. Haroldo Dalazoana Afonso Durães explica que a maior dificuldade desses negócios, além de se manter relevantes no mercado – ainda que como um pequeno negócio – é o momento de transição, em que uma geração precisa sair de cena e a próxima assumir a gestão.

 

Passando de pai para filho

 

De acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, o momento de maior delicadeza e que pode gerar muitos conflitos entre os familiares é a hora de passar o negócio de pai para filho. Ou seja, quando chega o momento da próxima geração assumir, conflitos podem aparecer. Para isso, é muito importante que as famílias estejam e permaneçam unidas.

 

Além disso, é muito importante que exista o diálogo e flexibilidade entre as gerações, de modo que a mais velha saiba escutar as inovações que a mais nova possa trazer para agregar no negócio e a mais nova possa confiar na expertise que a geração mais velha tem dentro do segmento. Com esses pontos sendo levados em consideração, é possível realizar uma transição muito mais pacífica. 

 

Mudanças e adaptação

 

Segundo o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a parte mais importante e determinante para que os negócios familiares tenham futuro e possam continuar crescendo e se desenvolvendo, é preciso que as gerações passadas tenham confiança na geração que está por vir. Dessa forma, é preciso que entendam que mudanças e adaptações são essenciais para quem deseja se manter no mercado.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *